Cafeína na Gravidez!




Bom dia amores, como vão? Demorei um pouco pra voltar, muitos hormônios essa semana T.T' mas vamos falar de algo útil hoje, a cafeína na gravidez. Eu nunca gostei de café preto, e como fazia dieta, não consumia refrigerantes , no máximo chás ( que também possuem cafeína ). Acontece que de umas semanas pra cá, me bateu uma vontade louca de café, o cheiro, o gosto, tem me deixado alucinada ( vai entender kkk ). Como boa mãe que sou ( ou que estou tentando ser ;D ) fui procurar a quantidade diária recomendada, sem causar nenhum dano ao bebe e a mamãe, porque como vocês sabem, nessa fase já é um pouco difícil dormir bem a noite toda, com uma ingestão elevada de cafeína fica pior ainda.
A cafeína é um estimulante que aumenta o seu ritmo cardíaco e o metabolismo, o que consequentemente afeta a maneira como o bebê se sente. Embora esse tipo de estímulo, quando constante, não seja saudável para o feto, breves momentos -- como os que se seguem ao consumo de uma xícara de café, por exemplo -- não chegam a fazer mal.
Além disso, a cafeína em excesso prejudica da absorção de ferro, o que pode levar a uma anemia, e não é o que queremos, né? 
Pelo que pesquisei, o consumo diário recomendado é de 200mg por DIA, essa quantidade equivale a, mais ou menos, três cafés expressos. Lembrando que a quantidade de cafeína em chás e cafés pode variar bastante, dependendo da marca, da maneira como são feitos, mais fortes ou fracos, e do tamanho da xícara em que são servidos.



Pra dar uma ajudinha, pesquisei uma tabela bem legal pra termos uma base de quanto estamos ( ou vamos ) consumir:


ItemQuantidadeCafeína
Cafezinho coado240 ml                                       95-200 mg
Cafezinho expresso30 ml40-75 mg
Café instantâneo240 ml27-173 mg
Café descafeinado240 ml2-12 mg
Chá mate240 ml27 mg
Chá gelado em lata1 lata de 355 ml70 mg
Chá preto de saquinho240 ml14-61 mg
Chá verde240 ml24-40 mg
Refrigerantes à base de cola1 lata de 350 ml30-35 mg
Refrigerantes diet e light à base de cola1 lata de 350 ml45 mg
Refrigerantes à base de guaraná1 lata de 350 mlmenos de 5 mg
Refrigerantes à base de limão1 lata de 350 ml0 mg
Bebidas energéticas1 lata de 250 ml80 mg
Chocolate ao leite50 g20-40 mg
Analgésico contendo cafeína1 comprimido30-65 mg





Pra quem acha difícil diminuir a dose, ou viver sem esses itens citados na tabela, tenho algumas dicas que podem ajudar:

  • Reduza a quantidade de cafeína no chá deixando o saquinho na água por menos tempo. Se você está acostumada a esperar cinco minutos antes de tirá-lo, diminua para um só e terá a metade da cafeína na sua bebida.
    .
  • Troque o chá preto pelos de ervas.  ( Lembrando que o chá preto não é indicado durante a gravidez. O melhor é pesquisar bem e conversar com seu obstetra quais chás são seguros para o seu período de gestação).

  • Não consegue passar sem um café? Experimente tomar café instantâneo, em vez de coado, pois o coado tem mais cafeína; ou então faça o seu café coado com uma quantia menor de pó.

 Para quem tem o costume de beber muito café ou chá, a falta da cafeína costuma provocar sintomas de abstinência nos primeiros dias. É possível que você sofra com fraqueza, tontura, fadiga e dor de cabeça.

A melhor maneira de amenizar esse tipo de reação é diminuindo sua ingestão de cafeína devagarinho. Comece eliminando meia xícara por dia. Se você estiver achando difícil, às vezes dá para enganar seu desejo tomando um café ou chá descafeinado.
No caso dos refrigerantes, veja se consegue trocar os à base de cola pelos de guaraná ou limão (estes sem cafeína nenhuma na fórmula), ou, melhor ainda, experimente substituí-los por água com gás. Cuidado com os energéticos, porque eles contêm doses altas de cafeína.

Então é isso minha gente, tudo em excesso faz mal, não só durante a gravidez, mas essa é uma fase que você deve prezar pela saúde do bebe acima de tudo. Não precisa deixar de consumir o que gosta, ou tem vontade, basta encontrar um equilíbrio e assim você fará bem a você e ao seu bebe ^^
Mais alguém aqui anda louca por café? :D



 

Fonte: Baby Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dúvida, sugestão ou crítica ;)